TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Transmitida pelo ar,  a infecção ocorre pelas vias aéreas, através de gotículas de saliva expelidas pela pessoa infectada. A tuberculose afeta principalmente os pulmões, porém, pode acometer outros órgãos e tecidos, é considerada entre as doenças infectocontagiosas, a que mais mata no Brasil. Os sintomas mais comuns são: tosse persistente (com ou sem secreção), dor no peito, febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento, dores musculares, cansaço e pode apresentar tosse com sangue (em casos mais graves).

Definição

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb), que é transmitida entre os seres humanos através da via respiratória e afeta mais comumente os pulmões, mas pode danificar qualquer tecido.
O risco de progressão para a doença da tuberculose após a infecção é maior logo após a infecção inicial e aumenta drasticamente para as pessoas co-infectadas com HIV / AIDS ou outras condições de comprometimento imunológico.

 

Sintomas

  • Tosse persistente
  • Dor no peito
  • Febre
  • Suor noturno
  • Perda de peso
  • Tosse com sangue (em casos mais graves)

Tratamento

O tratamento padrão consiste em uma combinação de isoniazida, rifampicina, etambutol (droga bacteriostática antimicobacteriana)  e pirazinamida, seguida por uma combinação de isoniazida (antibiótico) e rifampicina (antibiótico bacteriano) apenas. O dano hepático é um dos efeitos adversos mais comuns deste tratamento. A tuberculose multirresistente, deve ser tratada em centros especializados. O tratamento da tuberculose requer vários medicamentos por no mínimo 6 meses. 

O tratamento da tuberculose é a longo prazo, combinado e controlado. 

Controle

A principal forma de prevenir a tuberculose é por meio da vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), que deve ser aplicada após o nascimento, protege a criança das formas mais graves da doença. A vacina protege a criança das formas mais graves da doença, é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As estratégias em saúde atualmente disponíveis para a prevenção da tuberculose relacionadas especificamente a crianças são o tratamento da ILTB (quimioprofilaxia) e a vacinação com BCG.