BRONQUIOLITE

A bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos. Geralmente atinge bebês menores de dois anos de idade e é mais comum nos períodos mais frios do ano. É causada, na maioria das vezes, pelo vírus sincicial respiratório (VSR), sua transmissão ocorre pelo ar ou pelo contato das mãos com objetos contaminados por secreção contendo o vírus. Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, sendo eles: tosse, nariz entupido e coriza, que aparecem entre o terceiro e o quinto dia, também podem apresentar chiado no peito, cansaço e dificuldade para respirar, que é um indicador de gravidade da doença.

Definição

A bronquiolite, inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios), atinge principalmente os bebês menores de dois anos e é mais comum no inverno. A maioria das crianças tem uma forma leve da doença e não precisa ficar internada no hospital. Aquelas que precisam ser hospitalizadas às vezes têm dificuldade em expelir o catarro espesso causado pela infecção. O vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador da doença. Além dele, o adenovírus, o parainfluenza, o vírus influenza, o rinovírus, o bocavirus e o metapneumovírus também são transmissores. A transmissão dos vírus ocorre pelo ar ou por contato, através das mãos ou objetos contaminados por secreção que contenha o vírus.

Sintomas

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado e incluem:

  • Tosse
  • Obstrução nasal
  • Coriza
  • Chiado no peito

Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias. Dificuldade para respirar indicam a gravidade da doença. Se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos, essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço. As crianças podem ter dificuldade para se alimentar e tomar líquidos. Nos casos mais graves ficam gementes e sonolentas​.

Tratamento

Como todo quadro viral, não existe um remédio específico para tratar a bronquiolite. A melhora depende da resposta imunológica da criança para eliminar o vírus. Contudo, algumas medidas ajudam para o alívio dos sintomas: 

  • Inalação com soro fisiológico para fluidificar as secreções e ajudar na desobstrução dos bronquíolos
  • Lavagem nasal também com soro fisiológico;
  • Hidratar bastante a criança, oferecendo água regularmente;
  • Insistir na alimentação. 
  • Fisioterapia respiratória

Nos casos moderados, onde o cansaço está presente, muitas vezes existe a necessidade de internação para oferecer oxigênio e, nos casos extremos, internação em UTI para utilização de aparelhos mecânicos para ajudar na respiração.

 

Controle

Em especial, no caso do vírus sincicial respiratório, lavar as mãos é fundamental ou a aplicação de álcool gel, evitar ambientes fechados e aglomerados, não levar a criança com febre e resfriada para a creche ou escola e cuidado com festinhas de crianças onde pode haver crianças resfriadas! Caso a criança apresente os sintomas evitar o contato, principalmente, com as crianças menores de três meses. Idealmente, até esta idade , evitar viagens, não levar a criança para shoppings ou eventos sociais.