PNEUMONIA

Doença causada por microorganismos (vírus, bactérias e fungos) que pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções e transfusão de sangue. Dentre os sintomas mais comuns estão: tosse, febre alta, calafrios, falta de ar, dor no peito ao respirar, confusão mental, dor de cabeça, suor em excesso, dores musculares e opacidade pulmonar visível no raio X.

Definição

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura. Essas mudanças comprometem o funcionamento dos pêlos do nariz responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos microorganismos causadores da doença.

 

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta, que pode chegar a 40°C, calafrios, falta de ar ou dor no peito durante a respiração, confusão mental, dor de cabeça, suor excessivo, dores musculares, opacidade pulmonar (detectado por raio-x do tórax).

Tratamento

O tratamento depende do microorganismo causador da doença. Nas pneumonias causadas por  bactérias, devem-se usar antibióticos. Nas pneumonias causadas por vírus, o tratamento inclui apenas antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas, podendo ser necessários medicamentos antivirais nas formas mais graves da doença. Nas pneumonias causadas por fungos, utilizam-se medicamentos específicos. Vale lembrar que quando não tratada, a pneumonia pode evoluir atingindo o nível mais grave da doença, e pode levar à morte.

Controle

Recomenda-se lavar as mãos com frequência, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar principalmente. Existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves da doença.