Instituições envolvidas

UFRN, University of California, University of Southern California

TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO PEDIATRIC ASTHMA CONTROL AND COMMUNICATION INSTRUMENT (PACCI)

Introdução: No Brasil, observa-se uma prevalência de cerca de 20 milhões de indivíduos com asma sendo observada principalmente na infância e adolescência e a ocorrência de seus sintomas está intimamente relacionada com a falta de controle da doença. Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e analisar as propriedades psicométricas do Pediatric Asthma Control and Communication Instrument (PACCI) para o uso na população brasileira. Métodos: Foram realizados os procedimentos de tradução, tradução reversa, comitê multiprofissional e pré-teste na população brasileira. As propriedades psicométricas foram avaliadas a em uma amostra de 103 crianças e adolescentes com diagnóstico clínico de asma e seus pais/responsáveis. Foram avaliados o controle da doença (Childhood Asthma Control Test (c-ACT) e Asthma Control Test (ACT)); qualidade de vida do cuidador (Pediatric Asthma Caregivers Quality of Life Questionnaire (PACQLQ)) e função pulmonar. Foram investigadas validade (conteúdo, construto e concorrente), confiabilidade e determinado o ponto de corte. Resultados: O comitê multiprofissional indicou que os itens do questionário se apresentaram claros e compressíveis, com concordância variando entre 0,78 e 1,00. No pré-teste, os pais/responsáveis apresentaram boa compreensão dos itens (concordância acima de 0,90). A consistência interna foi de 0,80. A estrutura interna do questionário foi avaliada por meio da análise fatorial exploratória, considerando a extração de 4 fatores pré-determinados e rotação ortogonal (varimax). Foram identificados os fatores: controle clínico, riscos, percepção do estado da asma e severidade. O fator controle da asma apresentou correlação significativa com o c-ACT/ACT e com o PACQLQ. Para o fator controle, o índice de problema e a soma do escore indicaram que uma pontuação de 1 e 4 pontos foram indicativos de asma não controlada, respectivamente. Conclusão: A versão brasileira do PACCI demonstrou ser capaz de fornecer medidas válidas e confiáveis na avaliação do controle clínico da asma de crianças e adolescentes.

Resumo leigo

No Brasil, a asma atinge cerca de 20 milhões de indivíduos sendo observada principalmente na infância e adolescência e a falta de controle da doença está associada à ocorrência de seus sintomas. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar culturalmente um questionário para avaliação do controle da asma internacionalmente utilizado, o Pediatric Asthma Control and Communication Instrument (PACCI), e analisar a versão adaptada para o uso na população brasileira. Este estudo foi realizado envolvendo diferentes etapas de tradução e adaptação, incluindo a revisão do questionário traduzido por especialistas na área, bem como procedimentos de testagem do entendimento e clareza do questionário com representantes da população brasileira. Foram realizada análises da versão adaptada após ser utilizado com 103 crianças e adolescentes com diagnóstico de asma. Para esta análise, os participantes também foram avaliados quanto ao controle da doença, qualidade de vida do cuidador e função pulmonar (pelo exame de espirometria). Os resultados desse estudo indicaram que o questionário foi adequadamente traduzido e adaptado, e a estrutura da versão adaptada para o português do Brasil foi adequadamente ajustada para manter os objetivos do questionário. Pontuações de 1 e 4, a depender do formato do escore, no PACCI indicam falta de controle da asma. Os itens relativos ao PACCI avaliam o controle da asma, risco, percepção do estado da asma e gravidade. Em conclusão, a versão brasileira do PACCI provou ser um questionário capaz de fornecer uma avaliação válida e confiável do controle da asma de crianças e adolescentes.

Pesquisadores envolvidos

Thayla Amorim Santino, 
Raquel Emanuele de França Mendes Alves, 
Karolinne Souza Monteiro, 
Sande O. Okelo, 
Cecília M. Patino, 
João Carlos Alchieri, 
Karla Morganna P. P. Mendonça.

Abstract

Introduction: In Brazil, there is a prevalence of around 20 million individuals with asthma, mainly observed in childhood and adolescence, and the occurrence of its symptoms is closely related to the lack of disease control. Objective: To translate, cross-culturally adapt, and analyze the psychometric properties of the Pediatric Asthma Control and Communication Instrument (PACCI) for use in the Brazilian population. Methods: Translation, back-translation, a multiprofessional committee, and pre-testing procedures were performed in the Brazilian population. Psychometric properties were evaluated in a sample of 103 children and adolescents clinically diagnosed with asthma and their parents/caregivers. Disease control (Childhood Asthma Control Test (c-ACT) and Asthma Control Test (ACT)), caregiver quality of life (Pediatric Asthma Caregivers Quality of Life Questionnaire (PACQLQ)), and lung function were assessed. Validity (content, construct, and concurrent), reliability, and the cutoff point were investigated. Results: The multiprofessional committee indicated that the questionnaire items were clear and understandable, with agreement ranging from 0.78 to 1.00. In the pre-test, parents/caregivers demonstrated good understanding of the items (agreement above 0.90). The internal consistency was 0.80. The internal structure of the questionnaire was evaluated through exploratory factor analysis, considering the extraction of 4 predetermined factors and orthogonal rotation (varimax). The following factors were identified: clinical control, risks, perception of asthma status, and severity. The asthma control factor presented a significant correlation with c-ACT/ACT and PACQLQ. For the control factor, the problem index and the score sum indicated that a score of 1 and 4 points were indicative of uncontrolled asthma, respectively. Conclusion: The Brazilian version of PACCI proved to be capable of providing valid and reliable measures in the evaluation of clinical asthma control in children and adolescents.