Instituições envolvidas

UFRN

Método Ai Chi para crianças com asma: ensaio clínico controlado randomizado e cego

OBJETIVO: avaliar os efeitos do método Ai Chi, na função pulmonar, controle clínico, qualidade de vida relacionada à saúde, sintomas de ansiedade e distúrbios de sono em crianças com asma.

MÉTODOS: Ensaio clínico controlado randomizado simples-cego que avaliou crianças entre 7 a 12 anos, com diagnóstico de asma leve a grave, randomizadas em blocos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC). Ambos receberam uma intervenção educativa e o GE realizou o método Ai Chi 2 vezes por semana durante 6 semanas, totalizando 12 sessões. Os desfechos analisados foram controle clínico da asma (Child Asthma Control Test - c-ACT e Asthma Control Test - ACT), variáveis espirométricas, qualidade de vida relacionada à saúde (Paediatric Asthma Quality of Life Questionnaire -PAQLQ), sintomas de ansiedade (Escala Spencer de Ansiedade Infantil -SCAS) e distúrbios de sono (Escala de Distúrbios de Sono em Crianças - EDSC).

RESULTADOS: 23 crianças finalizaram o protocolo GE (n=10) e GC (n=13). Não foram encontradas diferenças intergrupos no controle clínico, função pulmonar, qualidade de vida e sintomas de ansiedade. Na análise intragrupos, o GE apresentou diferença no PAQLQ total (p=0,03, TE = 0.57) e, na percepção dos pais, no sintoma de ansiedade de problema obsessivos compulsivos - POC (p= 0,029, TE= 0,81). O GE apresentou um alto tamanho de efeito para o aumento do índice VEF1/CVF (p=0,208, TE = 3,75), e um moderado tamanho de efeito para a diminuição dos sintomas de ansiedade na percepção das crianças, relacionados à fobia social (p=0,637, TE= 0,55), POC (p=0,302, TE= 0,66), escore total da SCAS (p=0,201, TE= 0,57) e ansiedade de separação na percepção dos pais (p=0,178, TE= 0,55). O GC apresentou diferença no índice VEF1/CVF (p=0,002, TE = 1,32) e domínio emocional do PAQLQ (p= 0,018, TE = 0,30). O GE apresentou um aumento significativo dos distúrbios de sono evidenciado pelo escore total da EDSC (p=0,03, TE= 0,43) e distúrbio da transição sono vigília - DTSV (p=0,03, TE= 0,73). O GC apresentou aumento significativo do distúrbio de início e manutenção do sono - DIMS (p=0,027, TE= 0,60). Na análise intergrupos, o GE apresentou aumento significativo do DTSV (p= 0,02, TE= 0,66). Conclusão: O método Ai Chi repercutiu clinicamente de maneira positiva na qualidade de vida e redução dos sintomas de ansiedade, entretanto observou-se aumento do distúrbio da transição sono vigília nas crianças participantes do estudo.

Resumo leigo

Em breve! (:

Pesquisadores envolvidos

Renata Ramos Tomaz

Fernanda Elizabeth Pereira da Silva

Lucas Menescal Jales

Thayla Amorim Santino

Cleia Teixeira do Amaral

Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça

Vitoria Cruz

Abstract

OBJECTIVE: evaluate the effects of the Ai Chi method on lung function, clinical control, quality of life, anxiety symptoms and sleep disorders of children with asthma.

METHODS: A simple-blind randomized controlled clinical trial that evaluated children between 7 - 12 years of age with diagnosis of mild to severe asthma, randomized blocks: Experimental Group (EG) and Control Group (CG). Both received an educational intervention and the EG performed the Ai Chi method 2 times a week for 6 weeks, totaling 12 sessions. The outcomes were clinical control of asthma (Child Asthma Control Test -c-ACT and Asthma Control Test- ACT), spirometric variables, quality of life (Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire PAQLQ), anxiety symptoms (Spence Children’s Anxiety Scale- SCAS) and sleep disturbance (Sleep Disturbance Scale for Children -SDSC).

RESULTS: 23 children completed the protocol EG (n = 10) CG (n = 13). The groups did not differ in clinical control, lung function, quality of life, and anxiety symptoms. In the intragroup analysis, the EG presented a difference in total PAQLQ (p = 0.03, ES = 0.57) and, in the parent-report version, obsessive-compulsive problems – OCD (p = 0.029, ES = 0.81). The EG presented a high effect size for increase in FEV1 / FVC index (p = 0.208, ES = 3.75), and a moderate effect size for the reduction of anxiety symptoms in self-report child to social phobia (p = 0.637, ES = 0.55), obsessive-compulsive problems – OCD (p = 0.302, TE = 0.66), SCAS scoring (p = 0.201, ES = 0.57) and separation anxiety in parent-report version (p = 0.178, ES = 0.55). The CG presented a difference in the FEV1 / FVC index (p = 0.002, ES = 1.32) and the emotional domain of the PAQLQ (p = 0.018, ES = 0.30). The EG presented a significant increase of the sleep disturbances evidenced by the SDSC score (p = 0.03, ES = 0.43) and sleep–wake transition disorders –SWTD (p = 0.03, ES = 0.73). The CG presented a significant increase of disorders of initiating and maintaining sleep -DIMS (p = 0.027, ES = 0.60). In the intergroup analysis, the EG presented a significant increase of the SWTD (p = 0.02, ES = 0.66).

CONCLUSION: The Ai Chi method had positive repercussions in quality of life and reduction of anxiety symptoms. However, there was an increase in the sleep-wake transition disorder in the children participating in the study.